A inclusão não é perfeita, estamos longe disso, mas também, nem tudo é culpa da inclusão!!!!!!!!!!!! - Criança com deficiência não de cristal

Voltando no assunto da segunda-feira, sobre o Sammer,  que morreu depois de cair de uma cadeira de rodas, a matéria do Fantástico. Terminei o post, perguntando, os alunos da escola do Sammer, ficam sozinhos na escola????????? Cadê o bedel?????????? Os professores??????????? Diretores?????????????? Enfim, não adulto na escola??????? Como um aluno sofri um acidente e não tem ninguém para socorrer??????????? 

Fiquei com as questões na cabeça, recebi comentários de mães com receio de deixar seus  filhos com deficiência na escola. Eu fiquei incomodada com isso, pois para mim lugar de criança é na escola, claro que com todas as necessidades sendo aparadas, acolhidas. Aqui, eu estou ampliado para todas as crianças, porque não é apenas a criança com deficiência que tem necessidades, todas as crianças precisam de algo diferente, afinal ninguém igual e completo!!!!!!!!!!!
Mas vamos lá para o meu incomodo, eu levantei questões no final do texto mais amplas, que vai além da deficiência, pois na minha opinião, o “acidente” não tinha ligação com o menino ter uma deficiência, porém eu não conseguia achar as palavras certas para me expressar. Até que recebi um comentário perfeito, expressa bem. Comentário é da Lúcia Helena Hikake: “Acho que nesse caso, não foi nem questão de inclusão, mas de uma grave negligência por parte da escola. Da mesma maneira que o acidente ocorreu com Sammer, poderia ter sido com qualquer outra criança.”
 Acho que, agora, eu consigo separar, a inclusão não é perfeita, estamos longe disso, mas também, nem tudo é culpa da inclusão!!!!!!!!!!!! Nesse mesmo pensamento, digo deficiência não impedimento para brincar!!!!!!!!!!! criança com deficiência não de cristal, ela pode se machucar como qualquer outra criança e logico, onde tem qualquer criança brincando, tem que ter um adulto de olho!!!!!!!!!!!!!!!


Lúcia Helena, obrigada pela participação!!!!!!!!!!!!!!


Até mais,
bjo,    


Carol

1 comentários:

Diga n

OLÁ Carolina, Tenho sindrome pós poliomelite - com sequela leve. 59anos de idade com dificuldades para dirigir, andar e fortes dores musculares, tenho recolhimento registrado de 30anos gostaria de requerer aposentadoria por deficiência me oriente como devo proceder?
Newton Santos

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑