A “passagem” da infância para adolescência


        Hoje vou começar uma serie sobre adolescente e depois fazer um link com o adolescente com deficiência. Toda terça-feira vai ter um capitulo sobre adolescente. Hoje começo falando do inicio da adolescência.
A adolescência é resultado de uma situação social e histórica, característico da nossa sociedade ocidental moderna, em que o sujeito é responsável pela sua trajetória de vida e pelo lugar que ocupará. O processo da adolescência é fundamentalmente um momento lógico e não apenas cronológico, aqui acontecem as transformações corporais da puberdade e as novas exigências apresentadas ao sujeito, fazendo com que ele fique em um intenso trabalho psíquico. Um dos trabalhos psíquico são as mudanças do eu, pois antes ele era baseado pelas identificações da infância através das figuras dos pais.
Podemos perceber que a adolescência é basicamente um período em que as identificações e dos ideais da infância não existem mais. O sujeito agora tem que em busca na cultura de novas fixações para que possa se fazer operante. A adolescência envolve, respectivamente, o afastamento dos primeiros objetos de amor e um reencontro com esses nas novas relações que então se formam.
O adolescente precisa da atenção, do amor dos pais porque senão ele vai achar que está desamparado, o que o leva a experimentar momentos de uma angústia. Ele precisa de referências que os auxiliem a passar as identificações e idealizações da infância para adolescência,  pois, muitas vezes, ele se sente impossibilidade de sustentar a função desejante.

Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑