Escola inclusiva é necessário e possível!


        Inclusão, as escolas, as pessoas, acreditam que basta ter alunos com deficiência na sala de aula e pronto. Sendo assim, não precisa olhar para a deficiência, para necessidade, porque para as escolas todos os alunos são iguais.
Pensando desse jeito, é claro que os resultados vão ser catastróficos, pois se a gente for pensar, em uma corrida entre os alunos, aparentemente, sem deficiência e os alunos com deficiência, é lógico que a probabilidade dos alunos sem deficiência ganhar é maior. Isso porque não é possível desenvolver o potencial de uma criança sem oferecer a ela as ferramentas necessárias.
 É preciso que tenha um ensino adequado às diferenças e às necessidades individuais, os professores devem estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos. Mas ainda falta formação dos educadores das classes regulares para atender às necessidades educativas especiais.
 Quando as escolas estiverem preparadas, olhando para a inclusão de verdade, sem tentar atropelar! os alunos com deficiência terão condição de acompanhar as aulas como qualquer outro aluno.

Até mais,
bjo,
Carol 

2 comentários:

Fernando Lourenço

quando li este post fiquei me lembrando da sala de aula.Acompanhei alguns amigos na decisão de tornar nossos estudos direcionados à inclusão e tivemos muitas resistências quanto a "alguns" projetos. Como já nossos planos já estavam traçados, conseguimos provar a viabilidade de nossas ideias e foi muito gratificante. Uma prova viva da viabilidade da inclusão, se me permite, é você Carol! me lembro de sua formatura, e vejo seu trabalho hoje e não imagina a minha emoção em saber que não penso errado sobre a inclusão. um abraço!

Sopa de Números na Educação Inclusiva

Ótimo blog, Carolina!!!! :-) Com uma linguagem leve, você consegue mostrar o cotidiano de uma pessoa com deficiência, de forma a quebrar todos aqueles tabus e mitos que envolvem o que é ser uma pessoa com necesidades especiais! ;-) Belo trabalho!

Somos também autores de um blog que fala sobre Inclusão - mais voltado, no caso, para a Educação Inclusiva. O nome dele é "Sopa de Números na Educação Inclusiva"!Confira:

www.sopadenumerosecalculos.blogspot.com

Forte abraço, e continue com esse belo trabalho! Já adicionamos seu site na nossa lista de Favoritos!

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑