O estigma da deficiência – por favor um whisky!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sábado, o Felipe, meu namorado, foi a uma festa na casa de uma amiga. Antes de continuar, deixa eu situar, ele é cadeirante, esperto, descolado e cheio de amigo!!!!

Voltando, era um aniversario na casa da fulana, então os pais, tios, enfim a família da dita-cuja estava presente também. Felipe disse que chegou lá, a festa, praticamente, parou!!!!!!!!!!!! Como ele próprio fala, um “alejado” chegando em uma festa, sempre, é um evento. Eu concordo plenamente, não tem como fugir disso, o povo, ainda, não tem o costume de conviver com a pessoa com deficiência, logo essa chama atenção. Outro fato, é que o pessoal não sabe como lidar com a pessoa com deficiência, isso sim me incomoda, mas eu entendo, porém quero, desejo, sonho em mudar essa visão, esse estigma.
Vamos voltar para a festa, quando ele chegou, os pais da aniversariante, foram falar com o Felipe, com todo aquele jeitinho de falar, aquele cuidado, quem tem uma deficiência o convive com a pessoa com deficiência sabe como é!!!!!!!!!!!!! Ele como é uma pessoa, totalmente, descolada, já foi pedido para o pai da fulana, um copo de whisky, que o garçom estava servindo, e começou agitar!!!!!!!!
Depois de um tempo, a mãe da “moça”, foi pedir desculpa por ter tratado o Felipe de um jeito diferente, errado!!!!!!!!!!! Ela percebeu que o Felipe, tinha, apenas, uma deficiência física, ou seja, a deficiência não diz nada sobre o sujeito, a deficiência não é a pessoa.  
A deficiência traz um estigma para pessoa com deficiência pesado, difícil, na minha opinião, mais difícil de carregar do que a própria deficiência. Eu falei ali em cima que quero, desejo, sonho em mudar essa visão, esse estigma quero, desejo, sonho em mudar essa visão, esse estigma, não sei se é uma utopia, acho que é!!!!!!!!
Entretanto, uma boa saída para mostrar quem a gente é mesmo, é fazendo o que o Felipe fez e faz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Até mais,
bjo,    

Carol


0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑