“Exemplo de quê?”


Eu falo muito aqui sobre o peso que a sociedade coloca na pessoa com deficiência, denominado como heróis, anjos, exemplo de vida, de superação e sei lá mais o que.

Eu li uma matéria na revista Reação, muito boa, falando exatamente sobre esse tema, nós somos exemplo de quê? O que a reportagem diz eu concordo plenamente, é que esses falsos elogios, mostram o quanto a sociedade acredita que somos pessoas incapazes.

 Uma pessoa com deficiência que tem uma vida simplesmente comum, isto é, trabalha, estuda, namorar etc, ela é considerada o máximo, pois o "normal" é que pessoa não viva, fique em um mundo paralelo, o mundo dos incapazes. Então o "elogio" é mais um ato de pena, compaixão, que coisa, ela ai, toda ferrada, consegue viver nesse mundo!!!! Ai o Eduardo, autor da matéria, pergunta: como pode haver uma pessoa com deficiência que se sente motivado por ser chamado de exemplo de superação????
Agora, o autor analisa o ouro lado, a pessoa com deficiência que cultiva a imagem do ser divino, que quer ser visto como exemplo de superação, quer mesmo privilégios, usam essa imagem errônea, aqui eu digo que não só a pessoa com deficiência, mas certas famílias também!
As pessoas com deficiência que buscam, lutam pela igualdade, lembrado que igualdade é oferecer as ferramentas que cada um precisa, olhando para a necessidade do outro. Essas pessoas sim, querem, desejam, de fato, a inclusão.
Lutar pelos direitos, por oportunidades, é viver no mundo real, é buscar sonhos, é simplesmente viver!!!!!!!!
Como disse o Eduardo, eu repto e executo, quero viver, não quero premio de consolação que são os falsos elogios, puro estereótipo que a sociedade criou, sei lá porque. Vamos buscar a igualdade de verdade, plena e incondicional. Ninguém é melhor, nem pior..

Muito boa a matéria, vale a leitura e reflexão...

Revista Reação edição: março/abril 2015  









Até mais,
bjo,    

Carol


0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑