Fantástico, Males da Alma!! Qual é o objetivo desse quadro?


Ontem saiu no Fantástico uma matéria sobre o erro que profissionais estão cometendo ao diagnosticar as pessoas.
Fazer antes um parentes, a reportagem podia ter sido melhor explorada, não só essa, mas todo este quadro, Males da Alma, tem sido uma porcaria.
O que eles estão fazendo é um absurdo, uma apologia a remédio, inacreditável, colocando o tratamento terapêutico, sempre, em segundo plano. Não sei qual é a do Fantástico com esse quadro, será que eles querem aumentar o numero de pessoas, crianças que tomam remédios?

Hoje em dia, tem remédio para tudo, se uma criança sai do “padrão de normalidade” imposto pela escola, pela sociedade, certamente, ela vai ser encaminhada para um médico que vai resolver o “problema”, vai fazer o diagnóstico e logo receitar uma medicação, pronto resolvido o “problema”. Agora a criança vai voltar para o “padrão de normalidade”, fácil, não?
 Remédio, virou a solução para tudo? Não, remédio é sim, ajuda, até pode ser solução para alguns casos, não sou contra medicação, sou contra o abuso, a generalização, a tratar o ser humano como massa, o vale para um, vale para todos. E, é isso que o Fantástico está ajudando a fazer com o quadro, Males da Alma.
 Tudo bem, ontem a reportagem deu para a gente refletir, um pouco, pelo menos. Eles conseguiram até mostrar um caso interessante, onde a medicação foi um erro, que o diagnóstico estava errado, isso causou mais problema na criança, pois rotulou ela, com uma doença, que está na moda, deram  remédio, a toa!!!! Isso faz a gente pensar, por que estão rotulando tanto as crianças, com TDAH? Qual é o “padrão de normalidade”? A medicalização é jeito certo de resolver o “problema” ou o jeito mais fácil de resolver?

Até mais,
bjo,    
Carol 

2 comentários:

Trícia Ferreira.

Eu já havia reparado nisso. Custa mostrar a opinião de um psicólogo tb?

Uma falha, mas de qualquer forma, acho que o quadro tem esclarecido aos leigos o que são os 'Males da Alma' como eles chamam, só poderia ser um quadro um pouco mais explicativo.

Unknown

Oi Tricia,
Esse quadro é um absurdo, o leigo vai achar que tudo se resolvi com remédio e rápido, com um passe de magica!
bjss

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑