Cura do que?


        Ontem falei sobre uma “cura” que o pessoal vai atrás, quando se tem uma deficiência, aqui estou falando mais especificamente sobre a paralisia cerebral. E ai, no facebook, a Sulamita, mãe de uma pessoa com paralisia cerebral, perguntou: cura do que? Eu também não sei que cura é essa! Como a Sulamita falou, deficiência não é doença,  mas uma condição.

 Escutei muito isso na minha vida particular e continuo ouvindo na minha vida profissional.  O meu questionamento é o mesmo, a deficiência junto com diversas outras características, que compõe o sujeito.
Eu coloquei a “cura” entre aspas, porque a deficiência não é uma doença, Por isso o termo cura não cabe aqui. O que cabe aqui, é a reabilitação, os tratamentos tradicionais, fisioterapia, T.O, fono, dentre outros.


Mudando, um pouco, de assunto, quero indicar um programa que Sulamita participou, muito bom. O Talk Show abordou o tema paralisia cerebral e seu diagnóstico precoce, em um bate-papo com a Sulamita Meninel, Hermes Santana e Marcello Kovalski.




Até mais,
bjo,    
Carol 

1 comentários:

UMA MÃE PARA TRÊS

Então, eu achava que minha filha Vic fosse ficar curada derrepente, dos seus 3 aos 9 anos, vivi achando que de uma hora para outra ela fosse estar curada,horrivél. Pois nenhum médico disse para mim que minha filha não era doente, e eu tratava sua deficiência como doença, só com 10 anos numa APAE na Tijuca aqui no RJ, que uma psicóloga disse é mais não é uma doença e apartir dali, que começei a achar estranho e a querer entender o que era, hoje sei que precisamos correr atrás de reabilitação, melhorar sua qualidade devida, nossa mais foi dificil conseguir entender, acho que até hoje não entendo direito kkkk.

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑