Educar para as diferenças


                

Quando há um aluno portador de necessidades especiais em uma sala de aula, o professor acredita que o melhor é ignorar as necessidades especiais da criança ou do adolescente. O professor simplesmente finge que não existe diferença e não confronta o aluno para não tocar no assunto. Isso de fato não é inclusão!
A primeira coisa a ser feita, e o fundamental, é não ignorar que há uma criança com algum tipo de necessidade especial e que ela não é pior nem melhor do que as outras, no entanto ela está em desvantagem. É importante que professor converse com os outros alunos, pois esses precisam saber que o aluno portador de necessidades especiais necessita de ajuda, e propor que cada um ajude no que puder. Não é fácil falar sobre o assunto,  há um constrangimento, um medo, porém tem que pensar que é uma escola e que por isso está formando seres humanos para a sociedade.
 Sociedade que está querendo que haja uma inclusão de verdade no futuro, para isso tem que começar agora com as crianças. Para alcançar esse objetivo, os professores têm que estar preparados para educar os demais alunos para a convivência com a diferença em qualquer ambiente.

Até mais,
bjo,
Carol 

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" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
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