Vivendo com a paralisia cerebral – como ela é singular

A Dani, uma pessoa que ajuda muito o blog, permitindo que eu coloque vários dos textos, suas vivências aqui. Ela ontem, escreveu como foi seus primeiros para a carteira de motorista.. Como eu não vou poder trazer essa minha vivência, pois a minha paralisia cerebral não me permite, infelizmente!!!

 Deixo aqui a experiência da Dani que também tem paralisia cerebral e está tirando carteira de motorista. Aproveita para, mais uma vez, mostrar que cada pessoa e cada paralisia cerebral são únicas!!!!!!!!!!!

“Exame psicotécnico e Exame médico 1ª CNH "especial"
Primeiro, eu devo dizer que talvez eu seja uma das poucas pessoas a dizer isso, mas eu ADOREI fazer o exame psicotécnico. E não é ironia.
Não sei se é porque eu gosto e tenho boa parte de mim na psicologia também, mas é muito bacana. Um teste que começa com uma percepção básica de qual parte do cavalo está faltando e que no decorrer no decorrer envolve lógica, sequencia, composição em vários níveis de complexidade.E NÃO tem essa de teste diferente não, é tudo EXATAMENTE igual, a não ser em uma etapa onde é preciso reproduzir e contar o número de risquinhos e a mim foi pedido que só reproduzisse, sem precisar contar.
Não sei se isso está ligado ao diagnóstico da pessoa que está sendo avaliada...
Mas tirando isso, foi absolutamente tudo igual ( sei porque comparei com a Le quando fez a dela e também uma amiga me falou sobre)
É por essas e outras razões que eu sempre digo nos grupos ou nas coisas que eu escrevo, não adianta passar a mão, dizer que a criança acompanha, só pra que ela siga o ritmo das demais. Lá fora a vida cobra e cobra igual, exatamente como aconteceu aqui.
E não é porque eu fiz e muito menos me gabando, falo pela complexidade de algumas etapas mesmo. Não é qualquer PC que consegue fazer não.Porque em um teste que consiste basicamente em completar o que falta ou reconhecer repetições, você dá de cara com váaarias outras habilidades ali envolvidas.
O exame médico
A avaliação oftalmológica é igual para qualquer um. Letrinhas, jogo de luz...
Já a avaliação física eu achei bem interessante.
O meu tipo de PC é diparesia espástica com comprometimento também de superior esquerdo. Ou seja, os mais afetados são os membros inferiores (direito e esquerdo) mas sobrou um pouquinho para o superior esquerdo também huahauahau.
Então, já pelo quadro, é evidente que acelerador e freio tem obrigatoriamente que serem controlados pelas mãos, em cima. Porque a PC ao contrario de uma paraplegia, me permite o movimento dos pés, mas não me permite fazer ou manter o movimento (de por e tirar o pé nesse caso)
Eles ficam paradinhos ali embaixo, pela espasticidade por um monte de razões complexas...
Eis ai a primeira adaptação definida entre as outras que descritas na minha avaliação, fora o pomo giratório ( aquela bolinha que facilita o manuseio do volante), entre outras adaptações que são necessárias para que eu consiga conduzir o carro com segurança e tranquilidade.
Mas como tudo em terra de Daniela é exceção, na ficha padrão para avaliação de PNE existem 4 campos para a descrição de cada uma das adaptações, e eu preciso de nada menos que SEIS adaptações obrigatórias  HUAHAUHAUAHU
Tive que fazer o povo se reinventar lá e nada incomum para mim, escutei do médico: Nossa! Isso nunca aconteceu antes.
Fica aí a prova do quanto eu, que já ouvi essa frase várias vezes na vida, mas sobretudo do quanto a Paralisia Cerebral é algo singular. 
Cada um com o seu tipo!!!!!!!!!!!”

Dani, obrigada pelo texto, espero que ajude muita gente, em vários ângulos!!!!!!!!!




Até mais,

bjo,    

Carol

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑