A” liberdade” para viajar: uma cadeira de rodas


       Vejo muita gente com uma certa dificuldade, questionamentos, de como viajar com uma pessoa com uma deficiência e tem tempos que eu queria falar sobre viagens. Mas fui deixando para depois, depois, até mês passado fiz uma viagem, que vou aproveita-la como exemplo em alguns posts, para falar de viagens com pessoa com deficiência.

Vamos lá para o começo, para quem me acompanha o blog, sabe que eu ando, me locomovo até que bem, na medida do possível, porém não consigo andar longas distancias, então em shopping, show, carnaval e tudo que tem que andar, a gente pega uma cadeira de rodas. Para essa viagem, não foi diferente, alugamos uma, pois é uma viagem, para conhecer, realmente, as cidades, os lugares, é preciso andar. Se eu não tivesse uma cadeira de rodas, a minha viagem e, claro, a dos meus pais, ia ficar bem limitada, a cadeira de rodas te dá uma certa liberdade, que eu não tenho sem.
Então dica 01, quem anda, com dificuldade e não tem cadeira de rodas, como eu, aluga uma. Ela não ajuda só a pessoa com deficiência, como também aos acompanhantes. Para mim, ela foi essencial!!
Dica 02, a gente queria alugar a cadeira de rodas aqui no Brasil, entretanto minha mãe, percebeu que como a gente ia ter que pegar taxi aqui, para ir para o aeroporto e lá em Barcelona também, com duas malas grandes, podia ser complicado colocar além das duas malas, mais uma cadeira de rodas em um taxi comum. Então resolvemos alugar lá, tivemos sorte, na rua da casa do meu irmão tinha uma loja que alugava cadeira de rodas. Alugamos uma cadeira de rodas ótima, leve, não deu nem um problema, aguentou o tranco!!!!
Dica 03, de Barcelona, fomos até o sul da França, então alugamos carro para fazer essa viagem. Éramos 11 pessoas, para 2 carros, haja mala, pessoal quer viajar com a casa na mala!!!!!!!!!!!! Claro, não cabia tudo e ai, uma parte do povo arrumou os carros e deixou a minha, preciosa, cadeira de rodas de lado, ela não cabia, pois tinha muita mala!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como assim?????? Ah, lá aluga outra!!!!!! Que, agora dinheiro cai do céu, aluga uma cadeira de rodas, para um mês, ai ela não cabe,  não leva!!!!!!! Tenta alugar outra lá, isso porque o pessoal quer levar roupa e eu quero levar, praticamente, minhas pernas, NÃO!!!!!!!!!! Bom, o bom-censo venceu, claro, e a cadeira de rodas foi!!!!!!!!!!!!!!!
A gente tem falar, argumentar, explicar, gritar, as vezes, pois poucas pessoas sabem o que é ter uma deficiência. Não basta ter uma deficiência, a gente tem que ter paciência, confesso que eu perco, em certos momentos, não fácil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Dica 04, a cadeira de rodas é uma mão na roda para os acompanhantes, porque pode revezar, cada um empurra um pouco e ritmo do passo é bem mais rápido, do que se eu fosse andando.
Enfim, vale a pana ter uma cadeira de rodas para uma viagem, tudo fica mais fácil, mais simples, logo, mais gostoso!!!!!!!!!!!!

Até mais,
bjo,    


Carol

2 comentários:

vivian

Carol,
Não tenho muito a comentar, mas simplesmente que você é o máximo e bem sei como você se impõe na sua argumentação. Adoraria estar nesses momentos com você, dando-lhe a certeza que você não só teria uma aliada, na solução de como levar a cadeira, como ainda dando boas gargalhadas, brincando com a situação. Saudades e muitos beijos

Anônimo

Olá Carol,
Somos da sala de Português 3 da sra. Ibanhez em Hudson Massachusetts, e lemos o seu blog. A vida para você deve ser muito difícil. Obrigado, por ter escrito seu blog, foi inspirador para nós.Nós admiramos a maneira que você explica sua dificuldade, e também gostamos de aprender com você e te desejamos sorte.
E também gostamos de saber que você viaja, mesmo com todas as suas dificuldades e aproveita bem seus passeios e viagens. Gostamos de saber que você usa uma cadeira de rodas para te ajudar. Nós não tínhamos idéias de como era difícil viajar com alguma deficiência física e é bom que você tenha esse blog assim outras pessoas podem aprender com você. Nós também gostaríamos de ver fotos das suas viagens.
Adeus,
Português 3
Sra Ibanhez
Hudson High School - MA- EUA

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑