“Pessoas com deficiência têm o direito de serem vistas como CIDADAOS E CIDADÃS”

           Ontem recebi um comentário no post, Teleton X O sujeito com deficiência de verdade, que eu achei interessante, vale colocar aqui!!!!!!!!!!!

           Comentário do Jorge Marcio Andrade:

        “Pessoas com deficiência têm o direito de serem vistas como CIDADAOS E CIDADÃS, sem nenhuma forma de visão CARITITATIVA, pois essa visão foi usada no passado para manter muitas pessoas em processo de institucionalização permanente... E o Teleton só reforça o MODELO REABILITADOR E BIOMÉDICO, que pelos princípios da CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA já deveriam (desde 2006) serem vistas a partir do MODELO SOCIAL onde não são mais 'portadoras'', inclusive as com paralisias cerebrais... “

           Esse comentário vai de encontro com o que eu falo aqui, quase todo dia. A sociedade, começando pela as famílias, precisa, tem que olhar as pessoas com deficiência como CIDADAOS E CIDADÃS, como sujeitos. Uma das bases de sustentação para uma inclusão total, de verdade é essa!!!
           Difícil?
           Utopia??????????????
       Difícil, acredito que sim, pois mudar a visão da sociedade é trabalhoso, exige uma mudança na educação. Mas não vejo como utópico, acho possível que haja sim  inclusão, talvez a gente, com o tempo, até elimine a palavra inclusão do nosso vocabulário, pois o conceito dela, já vai estar inserido na sociedade.
     Para isso, precisamos da mudança na educação e antes disso, acho que as famílias e as próprias pessoas com deficiência tem um papel fundamental no processo de inclusão... O papel é mostrar quem somos, não ficar escondido, criticando, é preciso deixar que outro te conheça, para que assim ele possa tirar as conclusões verdadeiras, sem o famoso preconceito.
       Estou falando, por experiência própria, pessoas que tiveram uma atitude, no momento que me conheceram e conforme foi a convivência, a atitude foi mudando. Não precisa ser um convivência muito longa, basta 1 hora de papo, para o outro mudar o olhar, derrubar certos preconceito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge Marcio, obrigada pela participação!!!!!!!!!!!!!!

Até mais,
bjo,    


Carol

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑