Mais uma vez a Paralisia Cerebral – conhecendo-a para derrubar os estigmas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Tem uma cartilha na internet, falando sobre a Paralisia Cerebral. Vou colocar o endereço aqui, para quem quiser saber mais sobre ela ou para quem ainda não a conhecer e quer ou precisa conhecer..

 Eu dei uma lida por cima, básica, posso adiantar, não concordo com tudo, tem questões apresentadas na cartilha, que podemos discuti. Eu não gosto generalizar, tudo tem uma explicação, uma causa um porquê. Vou explicar melhor, um ponto que não gostei da cartilha, foi: “clinicamente, as alterações comportamentais são mais frequentes nas crianças com paralisia cerebral em comparação às crianças com desenvolvimento típico (FREITAS, 2009). Trauner et al. (2001) encontraram alta frequência de problemas sociais em crianças com lesão cerebral comparadas a um grupo controle, possivelmente sugerindo maior risco de problemas sociais na presença de lesão cerebral. Os atrasos no desenvolvimento de comportamentos sociais observados na infância tendem a se agravar durante a adolescência (ANDERSON et al., 1999).
Vamos pensar nisso, eu, sou apenas uma mera psicóloga e convivo com a Paralisia Cerebral há 29 anos, não quero e não sei tudo. Mas acredito que não é a lesão, a Paralisia Cerebral, que gera o atraso no desenvolvimento de comportamentos sociais, mas sim o modo como lidam com a criança com Paralisia Cerebral. Se ela é isolada da família, não vai à escola, não é estimulada, não convive com outras pessoas, é claro que ela vai ter problemas no comportamento social e em outros.  
Outra coisa que achei que faltou, foi falar dos potenciais, cartilha fala muito dos limites, cuidados, saúde, as complicações e tal e tal. Cadê os potenciais?????????????
 Para finalizar, me chamou a atenção a foto que colocam no fim, um adulto com Paralisia Cerebral fazendo trabalho manual!!!!!!!!!!!!!!!!! O que principal da Paralisia Cerebral é a coordenação motora, é péssima, a minha pelo menos, é péssima!!!!!!!!!!!!!! Eu não sou capaz de fazer nenhum trabalho manual e não quero, tenho outras possibilidades!!!!!!! Fui criada, preparada para usar os meus potenciais, mesmo com Paralisia Cerebral!!!!!!!!
        A leitura da cartilha é interessante, tem informações uteis e o melhor lendo a teoria e vivendo a pratica, o real, é que percebemos que a teoria cria estigmas, que precisam se derrubados na pratica!!!!!!!!!!!!!!


Até mais,
bjo,    
Carol

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑