A personagem autista da novela da Globo, apareceu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

       Médico fala com a família sobre Leila (Foto: Amor à Vida / TV Globo)
       Parece que antes de escrever o post da semana passada, falando sobre a personagem autista da novela Amor à vida, eu li o resumo da novela, pois no mesmo dia a menina apareceu. Eu não li, foi pura coincidência.  

Achei legal que o autor não deixou essa parte, tão importante, de lado. Estou vendo que agora a personagem vai ser explorada. Alias, a cena que vi que foi na cantina do hospital, onde o profissional (não sei, se é psicólogo ou psiquiatra) enfoca a importância de toda a família junta no tratamento da pessoa.
Fui procurar, é um psicólogo!!
 A cena, desta terça-feira, foi muito bem feita, real. Além de colocar a família no tratamento, tem também o fato  do profissional observar como os pais e irmãos da menina se comportam em relação a ela.
A família, cuida sim da personagem, eles fazem todas as necessidades básicas da menina, mas  eles  ignoram a como sujeito. Acham que ela pouco compreende, tratam como um “robô”, a mãe não deixa a menina fazer nada sozinha, não vai a escola, não tem vida social, acho eu que esse foi o primeiro tratamento, o primeiro profissional que procuram, enfim a personagem só tem o básico. Sinceramente, ninguém vive com o básico!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa historia da novela, acontece demais na vida real, muitas famílias não olham para aquele membro que tem alguma necessidade especial como um sujeito real, que tem outras necessidades como qualquer um. As famílias precisam saber que o tratamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida da pessoa com necessidade especial. proteger, limita, ficar fora do mundo, deixando em casa, não ajuda em nada a pessoa com necessidade especial, apenas é mais fácil para a família, que ai não precisa encarar as limitações de frente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Até mais,
bjo,    
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑