A criança e a morte



        A criança quando perde uma pessoa próxima, querida, ela não sofre pela morte da pessoa, mas sim pela ausência, pela falta. A criança não consegue ainda ter a dimensão da morte, ela acha que ela é imortal, no mundo dela não há morte.
 Com o tempo, a maturidade, a criança vai percebendo que os pais podem morrer e isso provoca grande sofrimento e angústia. Depois ela conclui que ela própria vai morrer. Isso é um processo que humaniza.
 A criança pode saber da morte de várias maneiras,  conhecendo que uma pessoa que morreu, indo e participando da despedida, velório, enterro e, a criança tem que ser ouvida, ela precisa expressar seus sentimentos.
A criança tem que saber sobre a morte, não devemos proteger a criança daquilo que é inevitável, pois a criança vai descobrir, em algum momento, a existência da morte. Esconder a verdade da criança, muitas vezes, provoca mais angustia e a desespera.
A melhor maneira de contar o fato para a criança é com franqueza e de modo direto, depois, como já disse, deixá-la expressar seus sentimentos, perguntar o que quiser, ela precisa de um espaço. A criança vai sofrer sim, mas ela vai dizer, dando pistas, de como ela quer ser ajudada.
 A verdade sempre é o melhor caminho!


Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑