Adolescente com deficiência intelectual também tem sentimentos reais!


Hoje a gente vê que os jovens têm informações sobre o sexo pelos meios de comunicação, conversas com colegas ou ouvidas dos adultos. Muitas das vezes ou a maioria essa informações são erronias, não são verdadeiras, fragmentadas, por isso o dialogo entre pais e qualquer adolescente é fundamental.
 Eu falei qualquer adolescente, porque hoje, mais uma vez, vou falar sobre a sexualidade dos jovens com deficiência intelectual. O adolescente com deficiência intelectual, geralmente, tem a vida reduzida aos familiares e amigos comuns, não é aquela vivencia que normalmente os outro jovens têm, como os relacionamentos com outros na escola, no trabalho e no lazer. Eles têm que construir a rede social deles. É claro que a família tem que está sempre perto, saber aonde esse adolescente está.
O adolescente com deficiência intelectual tem sentimentos reais e necessidades, como qualquer outro jovem. Ele não uma maquina fantasiada de ser humano, logo não é possível elimina a sexualidade da vida de um adolescente com deficiência intelectual.
 A sexualidade da pessoa com deficiência intelectual não é diferente das dos outros, por isso, a educação da sexualidade também deve ser a mesma. Mas pode ser que seja mais lenta de aprender, então, tem que ir ensinando devagar, com menor complexidade e maior variabilidade de recursos áudio-tátil-visual utilizados.

Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑