Inclusão e Lei de Cotas X Educação e Mercado de Trabalho Por que estão em lados opostos?


Estava lendo um texto no site Vida Mais Livre, interessante. O texto fala da bendita lei de cotas, falo bendita, porque é muito mal feita, ela pensa apenas em numero, em massa. Justamente por isso o texto mostra que uma pesquisa realizada pela empresa especializada em inclusão de pessoas com deficiência, i.Social, com 800 pessoas, mostrou que 84% destes profissionais ocupam posições operacionais, como assistente administrativo e telefonista. "São cargos de entrada, pouco atrativos, com baixo grau de responsabilidade e tomada de decisão", aponta o diretor da i.Social, Danilo Al Makul.
 Fica claro com essa informação que o mercado não está nem um pouco interessado na inclusão. Ele quer tentar apenas jogar a poeira para de baixo do tapete, achando que assim vai resolver o problema ou melhor sabem que isso não é a solução, mas acreditam que estão enganando as pessoas com deficiência. 
No texto fala que tem pessoas com deficiência qualificadas que não conseguem encontrar oportunidades compatíveis com o seu perfil, bem como pessoas que dizem não possuir possibilidades de crescer e prosperar dentro das organizações. Falei do texto, mas nem precisa eu me apoiar em textos, estudos ou pesquisa, pois eu vivi essa situação, sei bem como é o pensamento das empresas.
 As empresas acreditam que as pessoas com deficiência não são qualificadas, realmente nesse ponto, a gente tem que parar e olhar para a educação. O que têm de pessoas com deficiência fora das escolas e faculdades, é um absurdo! Temos, de fato, que olhar primeiro para a educação, visando o futuro, o mercado de trabalho, está tudo ligado, não é possível pular etapas.
 Mas tem sim pessoas com deficiência qualificadas para o mercado de trabalho, não sei se a maioria ou a minoria, isso agora pouco importa. A questão agora é, o sistema de lei de cotas está errado, não tem como uma empresa selecionar cargos para pessoas com deficiência, isso não é inclusão!

Até mais,
bjo,
Carol 

1 comentários:

Tati Bonotto Cake Designer

Olá, querida...estou passando aqui novamente para chamar você para participar do meu SORTEIO DE BRIGADEIROS GOURMET, lá no meu blog.

Espero você lá!!!

www.tatidesignercake.blogspot.com

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑