Médicos cuidam de seres humanos

             

             Não basta ser médico, tem que participar!
É isso mesmo, tem médico que acha que só precisa saber medicina, tratando o paciente como se ele fosse uma maquina. É, têm uns médicos que fazem um recorte do ser humano, olham somente para a doença, para os sintomas. Esquecem ou simplesmente ignoram que o ser humano é um todo e não apenas uma doença.
 Vamos começar assim, médico estudou para cuidar de pessoas e não de computador, dinheiro, ou qualquer outra coisa que vocês possam imaginar. Pessoas precisam de atenção, compreensão, empatia, enfim o ser humano é algo complexo que vai além da doença.
Todos os médicos deveriam saber disto e é claro fazer estas coisas no dia a dia de trabalho. Uma coisa simples, mas que infelizmente muitos médicos não fazem, é olhar no olho do seu paciente e da família. Isso transmite segurança, acolhe e ampara quem está ali, do outro lado. Muitas das vezes, é isso que o paciente quer e necessita.
Eu sei que médico também é ser humano e por isso tem também suas necessidades e limitações. Mas quando o paciente está com o médico, ele está vendo o médico como uma pessoa que vai ficar ao seu lado em todos os sentidos. Tem médico que podia valorizar mais o ser humano.



Até mais,
bjo,
Carol 

1 comentários:

Unknown

Obrigada Márcia, vou lá pegar..
bjss

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑