Como viver com lesão medular (parte 1)

A maioria das pessoas que sofrem a lesão medular são jovens e homens, a principal causa é acidente de direção.
 A pessoa quando sofrer uma lesão medular, basicamente tudo muda na sua vida, pois muita das vezes ela deixa de fazer as tarefas do dia-a-dia sozinha, agora a pessoa começa a depender do outro. Isso não é algo que envolve apenas a pessoa, mas também toda a família, por isso é fundamental o acompanhamento psicológico para a pessoa e para família.
Neste acompanhamento psicológico, o importante é ir respeitando o ritmo de cada um, ou seja, deixando que a pessoa dê os passos. Não tem uma receita certa, cada pessoa vai reagir de um jeito. É preciso saber da pessoa, o que ela já sabe sobre o seu estado, quais são as suas expectativas e dá o apoio emocional.
Já com a família, é necessário também o apoio emocional, mas também é preciso oferecer toda uma orientação, pois não é fácil mudar toda casa de um dia para outro. Isto é, a família tem que aprender a lidar e ajudar a pessoa, aqui estou falando de algo mais físico, manual, como por exemplo, tirar e colocar a pessoa na cadeira de rodas. A casa também tem que ser modificada, adaptada para as novas necessidades da pessoa.
Vou continuar este texto amanha, se não vai ficar muito grande.

Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑