Autonomia tem que ser trabalhada!

Quando uma criança tem alguma necessidade especial, eu acredito que o que tem que trabalhar muito a sua autonomia. Claro que dentro dos limites da criança, isso é, trabalhando sempre com o que é possível e não com impossível.
 Vamos partir para algo mais pratico. Um exemplo, se a criança consegue, de certa forma, levar um alimento até a boca, ou a profissional orientou os pais para que deixe seu filho comer sozinho, isso é ótimo sinal. Então agora é um momento de paciência e de tempo, por isso a melhor é hora para começar, é o período do dia em que os pais tem mais tempo, pois é algo que demora e suja no inicio. Uma ideia é começar aos poucos, devagar, respeitar o ritmo da criança, exigindo aquilo que ela consegue.
Falei da alimentação, porem é importantíssimo trabalhar com a criança os cuidados básicos, banho, escovar os dentes, vesti-se, ir ao banheiro, enfim se cuidar. Com certeza a criança e os pais vão sair ganhando. É fundamental estimular a autonomia na criança, quanto menor for a dependência melhor vai ser para a criança!
No começo é trabalhoso, mas vai vale a pena no futuro.


Até mais,
bjo,
Carol 

3 comentários:

Anônimo

Olá, Carolina... Tudo bem? Espero que sim. Muito prática a sua consideração. Sou pai de uma menina linda, que atualmente está com dez anos. O incentivo para a criança, desde cedo, saber cuidar por si, de algumas questões básicas é válido sob muitos aspectos, principalmente para a auto-estima da criança. É claro que a supervisão dos pais é extremamente necessária, a fim de que o pequenino ou a pequenina possa também sentir-se seguro(a) ao lidar com pequenos obstáculos do dia-a-dia. Sou o 99º seguidor de seu blog. Agradeço a oportunidade de comentar...

Unknown

Oi Geraldo, seja-bem vindo ao blog.
O post foi apenas para mostrar a importância da autonomia, como é essencial que os estimule isso nas criança. Mas é claro que eu falei de um modo genérico, cada caso é um caso!
É um prazer ter você aqui no blog e é claro participando, espero que que continue aqui.
bjs

FER

É VERDADE CAROL,ESSES ESTÍMULO SÃO MUITO IMPORTANTES ,PARA FICAR INDEPENDENTE AOS POUCOS,COM CARINHO E ATENÇÃO TUDO DÁ CERTO...BJOKAS

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑