Integração na sociedade

Integração social é  infiltrar-se dentro de uma sociedade e tornar-se parte de um todo, partilhando sua cultura, educação, idioma e regras, como um cidadão local.
        Tem muito termo que está na moda atualmente, infelizmente são apenas os termos! Na pratica estamos caminhando bem devagar, até ia tudo bem.
O problema é certas pessoas acreditam que de fato já está havendo a completa integração na sociedade, pois pensam que basta aceitar uma criança portadora de necessidades especiais em uma escola ou um adulto em empresa e pronto, missão comprida. A pessoa portadora de necessidades especiais fica então largada lá, e ai fica tudo bonitinho, lindo, todo mundo finge que está fazendo seu papel para uma sociedade melhor.
 Com certeza fazer isto é bem mais fácil do que fazer integração na sociedade, inclusão de verdade, isso que algumas pessoas fazem é segregação, deixa muito claro o preconceito, a desigualdade.
Integração na sociedade é enxergar as diferenças de cada um, poder proporcionar  a cada um meios para tentar suprir as necessidades, podendo assim ter um espaço na sociedade.


Até mais,
bjo,
Carol 

2 comentários:

Daniel Faria

Integração na sociedade é também aceitar as diferenças, saber lhe dar com elas e com várias situações, fazer com que o mundo seja acessível para que todos tenham direito e ir e vir, que é um direito do cidadão.

beijos

Unknown

Daniel, aceitar as diferenças é base da inclusão, fundamental.
bjs

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑