Inclusão não é dizer sim!

Quando eu tinha que mudar de escola, era sempre um desgaste emocional. Tinha que sempre pedir várias indicações, ligar para marcar uma entrevista, ir até o colégio e explicar todo o meu caso. Quem fazia a parte de ir à entrevista era o meu super pai, pois minha mãe não conseguia ouvir o NÃO: “a gente não aceita a sua filha”, “não temos condições de aceitar a sua filha” ou “só aceitamos crianças normais”, mas meus pais nunca desistiam, acabavam que encontravam excelentes escolas.
Para que eu pudesse ter um desenvolvimento acadêmico comum, eu tinha que ter uma pessoa ao meu lado, para escrever para mim. Então essa pessoa copiava a matéria, fazia os deveres (lições) e as provas comigo, eu ditava e ela escrevia. Eu tive três pessoas ao meu lado em diferentes etapas da minha vida, as adoro. Outro dia eu escrevo mais sobre elas.
Voltando ao assunto, as escolas que me aceitavam, me viam como qualquer outro aluno. Os professores me cobravam, chamavam a minha atenção, elogiavam, tiravam as minha duvidas, enfim eu levava uma vida comum de aluno, ou seja, chata!
Hoje não sei como que está nas escolas para aceitar um portador de necessidades especiais. No entanto acredito que o desgaste emocional esteja menor, elas podem estar aceitando mais facilmente. É que agora com a moda da inclusão, tudo parece mais fácil, só parece! Mas e lá dentro do colégio, será que de fato os portadores de necessidades especiais estão incluídos? Por que não basta apenas dizer sim, e não oferecer as ferramentas adequadas para que ela possa usar o seu potencial e se desenvolver academicamente.
 Ainda bem que algumas escolas falam não para os meus pais. Porque pior do que ouvir um não é ser enganado! Sair de casa cedo, correndo para não atrasar, pagar mensalidade e no final saber que seu filho está lá como enfeite!
Repito eu não sei como está a inclusão nas escolas, vou procurar saber. Mas inclusão não é dizer sim. Inclusão é o que eu tive nas escolas onde estudei.

Até mais,
bjo, 
Carol

1 comentários:

FER

O NÃO POUCO IMPORTA O QUE IMPORTA É NUNCA DESISTIR COMO VC FEZ.......VC TEVE O NÃO...MAS NÃO O ACEITOU.....ISSO SIM É LINDO UMA LIÇÃO DE VIDA..

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑