“Intocáveis” - pessoa com deficiência não é uma porcelana!!!



Semana passada, fui assistir o filme, “Intocáveis”, maravilhoso. Olha sem brincadeira, um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.
 O filme conta a historia de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que, depois de sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Necessitando de um ajudante, ele resolve contratar Driss (Omar Sy), um jovem com temperamento forte. No início, ambos enfrentam alguns desafios, pois ambos têm gênio forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro.

 Eu dei muita risada, já minha mãe, chorou, não de tristeza, mas algo que, certamente, a tocou, talvez tenha sido a emoção que o filme transmite e ai junta com a sua realidade, resultado,  minha mãe abriu a torneira e foi difícil fechar!
 Eu acho que é um filme perfeito para a sociedade conhecer, de fato, o que é uma pessoa com deficiência. É, porque a gente escuta falar de inclusão, cotas para deficientes nas empresas, acessibilidade, escola inclusiva e mais um monte de bla bla blá, e chega hora da verdade, na boca da botija, o povo na sabe lidar com a pessoa com deficiência ou arranja um jeito de tirar o corpo fora!  Tem medo!

O que mais me encantou no filme, foi tentar mostrar que a pessoa com deficiência não é uma porcelana, que pode quebrar á toa e que por isso todo cuidado é bom, o melhor é deixar em um lugar intocável. Pelo contrario, ele fala que pessoa com deficiência é igual às outras, com as mesmas necessidades de viver, o deficiente veio da mesma forma, ou seja, é feito de carne e osso, não precisa ter medo, não quebra, nem morde!
 Continuando nesse mesmo pensamento, por que as pessoas não falam diretamente com a pessoa com deficiência?



 Umas das primeiras cenas do filme, é o Philippe e sua secretaria entrevistando pessoas para ser ajudante dele, os entrevistados não se direcionavam para o Philippe, em nenhum momento. A maioria tinha sei lá quantos cursos de cuidador, de inclusão, enfim sabiam quase tudo sobre pessoa com deficiência, quase, pois faltou a primeira aula, aprender que a pessoa com deficiência é um sujeito, detalhe, igual a eles!


        “Intocáveis” é excelente, pode ser a primeira aula!!!!

Até mais,
bjo,    
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑