Escola - hora da verdade!!!!


Semana passada escrevi um texto no site, Meu Filho É Deficiente, E AGORA?, sobre o conflito dos de colocarem seus filhos na escola. O texto foi amplo, digo, para qualquer pai e mãe, independente se a criança tem ou não alguma deficiência.

Mas é claro que para pais de criança tem ou alguma deficiência, o negocio complica mais, primeiro, apesar das escolas terem, por lei, que “aceitarem”, algumas, ainda, conseguem dribla a lei. Elas, muitas vezes, usam desculpas toscas, mas que não sei porque, não são consideradas discriminação, preconceito, absurdo, porém lei é lei, eu não entendo! Outras vezes, as escolas até “aceitam” a criança, contudo a criança fica largada, isolada, abandonada. Para mim isso é o pior, escola que faz isso, tinha que ser fechada, um lugar desse não pode ser chamado de escola.
 É cansativo procurar escola, por esses fatores e quando acha vem a insegurança, o medo, porque como eu disse, não basta “aceitar”, tem que aceitar mesmo, incluir a criança em todas as atividades, ela tem que participar, ser aluno. Acho que os pais a partir do momento que escolhem uma escola, foram lá, conheceram o espaço, conversaram, ouviram a proposta, a escola foi receptiva, ela procurou saber as necessidades da criança. Esse ultimo ponto, é essencial, a escola tem que conhecer a criança, a deficiência, para dar a base, para o sujeito se desenvolver.
Depois disso tudo, os pais escolheram a escola, confiar agora no trabalho deles é a melhor maneira de acalmar  o coração, ter consciência que procurou o melhor. Agora, é esperar as aulas começarem, para avaliar na pratica, que para mim, é a hora da verdade, onde de fato é possível avaliar mesmo. Um bom momento para começar a observar, é na adaptação, os pais vão está dentro da escola, a escola em plena atividade, aqui é possível perceber varias coisas sobre o funcionamento, a dinâmica da escola, não precisa ser diretamente com o nosso filho. E é claro, observar, sempre, a criança, ela pode não conseguir expressar verbalmente o que está acontecendo, mas de algum modo ela vai noticiar que algo não está bem.


Até mais, 

bjo,

Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑