É muito difícil olhar para a pessoa com deficiência assim, sem medo, sem dó, sem ignora-la?


       

    Li no blog, Assim Como Você, sobre o programa “Esquenta”, apresentado pela Regina Casé, na Globo, já falo logo não assistir, mas parece pelo que li, que li, foi legal ou melhor diferente.

O “Esquenta” levantou questões sobre o universo da pessoa com deficiência, como, possibilidades de vida, seus potenciais, de seus perrengues, de suas demandas, enfim conversaram sobre a realidade da pessoa com deficiência. O melhor é que tinha no programa, pessoas com deficiência falando das suas vivencias, sem porta-voz, como sempre tem. Essa é uma coisa que me incomoda demais, pois parece que a pessoa com deficiência não é capaz de se expressar, precisando, sempre, que o outro fale por ela, sobre ela. Sou contra isso, a gente vê muito isso, inclusive na televisão, e ai sai, muitas vezes, coisas distorcidas, inverdades. Eu vejo e me pergunto, por que não colocam ali uma pessoa com deficiência para falar, ao invés, de um porta-voz?
Outra coisa que foi bacana no programa “Esquenta”, foi o clima espontâneo no programa, no meio da diversidade humana, parece que foi todo natural. Sem aquele receio, medo de usar as palavras, não tinha aquela cara de dó, que estamos acostumados. O programa foi uma bagunça, uma festa e  muita informação.
 É muito difícil olhar para a pessoa com deficiência assim, sem medo, sem dó, sem ignora-la?


Até mais,
bjo,    
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑