Vou
indicar um belo texto do blog da Lola
Aronovich. O post é sobre cultura de estupro, a autora fala de como
a sociedade incentiva o estupro, como a cultura tem o poder de tornar
algo anormal em algo comum, corriqueiro. Para isso, é claro que a cultura conta
com a ajuda da mídia, dos publicitários.
Lola para falar da cultura do estupro, dá como
exemplo, o comercial da Nova Schin (o comercial abaixo), uns amigos, estão bebendo
na praia, um deles, fica olhando para as mulheres, indaga para os outros: “Já
pensou se a gente fosse invisível?”. Nisso as latinhas de cerveja estão
flutuando, simulando a fantasia que, nesse momento, é em realidade. Lógico que
os homens invisíveis, estão passando a mão na bunda das mulheres que estão no
mar, brincando com um cara que está jogando frescobol, enfim estão fazendo de
tudo na praia. Entram em um vestiário feminino, as latinhas começam a abrir
a porta e as mulheres correndo, apavoradas.
Esse
comercial que tem, um certo, humor, usam, mexem, abusam das mulheres, segundo a
autora, em 2009 a lei deixou de considerar estupro somente quando há penetração
vaginal. Que bom, é porque o homem pode abusar da mulher e não necessariamente precisa
penetrar. Sendo assim, os amigos invisíveis estão cometendo um estupro!
Como eu disse no inicio do post, a cultura tem
o poder de tornar algo anormal em algo comum e conta com a ajuda da mídia! Olha
o domínio que elas exercem sobre o sujeito, sobre a sociedade, isso é incrível!
O texto da Lola é ótimo, vale a leitura.
Endereço: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/08/cultura-de-estupro-nao-imagine.html?spref=fb
Até mais,
bjo,
Carol
0 comentários:
Postar um comentário