Contos de fadas não são a realidade, mas ajuda a entender!


        A gente faz de tudo para evitar o sofrimento das crianças. E a morte é um exemplo disso, certos pais não conversam com os filhos sobre o assunto, não permitem a criança ir aos velórios e funerais, não deixam que assistam a filmes ou escutem histórias que envolva a ideia de morte. Alguns pais pensam que assim vão poupar  as crianças do sofrimento.
Mas não tem como esconder a realidade das crianças, como se elas fossem alienadas, colocando os filhos para viverem em um conto de fadas. Conto de fadas, escrito pelos pais, claro que sem bruxas, fantasmas, duendes, os monstros, as madrastas malvadas, medos, angústia e sem a morte. Não tem como uma criança viver em mundo paralelo, morte é algo real, como os conflitos, medos e angústias. Tudo isso são questões humanas, que devemos lidar com elas dia após dia.



Para auxiliar os pais e as crianças, é importante que as crianças tenham contato com as historias, contos de fadas, os personagens maravilhosos e os temas dessas histórias ajudam a criança a entender e superar, pelo menos temporariamente, o que sente.


Até mais,
bjo,
Carol 

2 comentários:

Chris Ferreira

Oi Carolina,
concordo pelnamente com o seu texto.
Os contos de fadas possibilitam que as crianças, de forma lúdica, aprendam a lidar com certos sentimentos e assim amadureçam.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown

É a forma lúdica é o jeito da criança aprender.
bjs Chris

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑