A escola com um aluno portador de necessidade especial

As escolas ainda hoje têm dificuldades em aceitar uma criança com alguma necessidade especial. Normalmente isso acontece porque as escolas não sabem lidar com as necessidades especiais da criança, acreditam que precisam ter grande preparo para poder atender a criança. No entanto para uma escola aceitar um aluno portador de necessidades especiais, é preciso conhecer e querer, de fato, fazer uma verdadeira  inclusão.
 A escola tem que conversar com os pais para conhecer mais sobre a criança, saber as suas limitações e os seus potenciais, é importante fazer uma parceria com os profissionais que trabalham com a criança fora da escola. Esses pequenos contatos auxiliam a escola a fazer um bom trabalho com o aluno. Uma outra coisa que em alguns casos também ajuda a escola e a  própria criança, é contatar uma pessoa para acompanhar o aluno em quanto ele estiver na escola. A pessoa vai fazer toda a parte que a criança não consegue fazer sozinha, como ir ao banheiro, copiar a lousa (quadro negro), abrir um lanche, enfim essas coisas do dia a dia que a professora não pode ficar fazendo, pois ela tem outras crianças.
 Fala verdade, não é difícil manter uma criança com necessidade especial na escola!

Até mais,
bjo,
Carol 


5 comentários:

Paulo Becare Henrique

O essencial é fazer o que você tem feito com seu blog: divulgar informações e conhecimentos.

Paulo Becare Henrique

Obrigado pelas suas respostas, Carol. E obrigadão pela sua visita e pelo seu comentário elogioso lá no meu blog. Pode deixar, quando precisar, eu grito! Rs...

Abraço carinhoso!

Fer

Pra mim a coisa mais linda é ter uma criança especial no meu convívio,convivo com algumas e é muito gostoso..Não é dificil ter uma criança especial na escola não ,o que está sendo difícil é ter uma criança especial no coração...

Anônimo

TRABALHO EM UMA TURMA DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 9 ANOS E NA MINHA SALA, FOI INCLUÍDO UM MENINO COM AUTISMO. ACHO FABULOSO O QUE APRENDO COM ELE.

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑