Integração social é infiltrar-se dentro de uma sociedade e tornar-se parte de um todo, partilhando sua cultura, educação, idioma e regras, como um cidadão local.
Tem muito termo que está na moda atualmente, infelizmente são apenas os termos! Na pratica estamos caminhando bem devagar, até ia tudo bem.
O problema é certas pessoas acreditam que de fato já está havendo a completa integração na sociedade, pois pensam que basta aceitar uma criança portadora de necessidades especiais em uma escola ou um adulto em empresa e pronto, missão comprida. A pessoa portadora de necessidades especiais fica então largada lá, e ai fica tudo bonitinho, lindo, todo mundo finge que está fazendo seu papel para uma sociedade melhor.
Com certeza fazer isto é bem mais fácil do que fazer integração na sociedade, inclusão de verdade, isso que algumas pessoas fazem é segregação, deixa muito claro o preconceito, a desigualdade.
Integração na sociedade é enxergar as diferenças de cada um, poder proporcionar a cada um meios para tentar suprir as necessidades, podendo assim ter um espaço na sociedade.
Até mais,
bjo,
Carol
2 comentários:
Integração na sociedade é também aceitar as diferenças, saber lhe dar com elas e com várias situações, fazer com que o mundo seja acessível para que todos tenham direito e ir e vir, que é um direito do cidadão.
beijos
Daniel, aceitar as diferenças é base da inclusão, fundamental.
bjs
Postar um comentário