As dificuldades da inclusão dos alunos com deficiência nas escolas - inclusão não é apenas para pessoa com deficiência, mas sim para todos!!!!!!

         Sábado, eu coloquei no facebook, que a Band News, estava fazendo um programa onde o tema era inclusão na escola, com a Rosely Sayão e Inês de Castro. Eu no dia, não consegui ouvir tudo, então hoje  eu fui ouvir, para poder comentar.

         De fato, gostei, da ideia do programa, das opiniões Rosely Sayão, achei interessante, a radio colocar no ar, as escolas dando as “desculpas” para não aceitar a criança com deficiência.
         Gente, as “desculpas” são sempre as mesmas e olha que passa ano, passa década e eles não procuram reciclar as velhas, famosas “desculpas”!!!!! Quem já viveu ou vive a procura de escola, sabe como é sofrido. Eu ouvindo o programa, pensando, na minha época era assim, a diferença é que hoje, o negocio é camuflado, tem lei, termos e coisa tal, mas o resultado é o mesmo, a sociedade não quer ter base para a inclusão!!!!!!
          É difícil a sociedade perceber que a inclusão  não é apenas para pessoa com deficiência, mas sim para todos temos necessidades diferentes, afinal somos seres humanos, estamos longe da racionalidade, não somos exatos, muito menos iguais.     Então eu pergunto, por que  a inclusão é tão complicada para acontecer???? Por que  só quem tem uma deficiência ou tem alguém com deficiência na família que olha para a inclusão???? inclusão é uma questão que envolve todos!!!!!!!!!!
         Voltando para o programa, eu achei que faltaram algumas coisas, no entanto uma para mim, é essencial e infelizmente sempre esquecem. Falaram de criança com autismo, criança Síndrome de Down e não falaram da criança com paralisia cerebral que é um trabalho de inclusão diferente, um outro olhar.
          A criança com paralisia cerebral, envolve, exige uns pontos da inclusão que são ainda muito obscuro, que deixa o assunto inclusão, muito superficial. Qualquer dia, eu venho falar desses pontos, apesar deles estarem ai pelo blog.


Link do programa: http://bandnewsfm.band.uol.com.br/Colunista.aspx?COD=23


Até mais,
bjo,    


Carol




1 comentários:

gilberto

Dra Carolina

Aqui em Sorocaba, existe um projeto ARCA, que trabalha nesse viés que compôs sua crítica.

recentemente participei de um seminário internacional sobre o autismo e vi o quanto é factível essa sua crítica, porquanto, essas patologias atingem uma camada da sociedade que investe muito pesado nisso com participação da FIESP, de artistas plásticos etc.

A mídia é forte, porque dá muito IBOPE levar pessoas que foram recuperadas pelo tratamento precoce.

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑