É impressionante como a mídia não sabe falar, direito, sobre paralisia cerebral!!


Infelizmente, não consegui colocar a reportagem que quero comentar hoje aqui, pois sou péssima em tecnologia!
A matéria é angustiante, triste e tem uma serie de coisas nela que deveriam ser mais exploradas, explicadas melhor. Antes de continuar, deixa eu falar, a reportagem é do  jornal nordeste da Rede Globo, ela fala de pacientes com paralisia cerebral que são abandonados pelas famílias no Recife.

Vamos voltar para a matéria, claro, no primeiro momento, fiquei incomodada com o abandono das famílias, o total desprezo. O não aceitar que a família não é perfeita, tentando jogar fora aquele que destoa do padrão de normalidade, mostrando, claramente, a imperfeição. Podemos discuti isso outro dia, dá muito pano para manga esse tema.
Agora, quero debater sobre a reportagem em si, a edição, como editaram errado. Primeiro, na entrevista com o médico, esse diz que pessoas com paralisia cerebral, normalmente, não passam dos 50 anos, como assim? Nunca soube disso, quer dizer que tenho 28 anos, então 50 – 28 = 22, só me restam 22 anos, preciso correr, porque quero fazer muita coisa ainda!      
Falando serio, o médico, deve ou deveria ter falado, que algumas pessoas com paralisia cerebral, podem ter doenças associadas e que por isso o tempo de vida é menor, sei lá se é isso. Ou melhor, o médico queria falar da importância do afeto, eu também acho importantíssimo, ele poderia ter dado um outro exemplo, como a importância do afeto no tratamento, como isso estimula a pessoa.

Outra coisa, tomar cuidado quando for falar de paralisia cerebral, nessa matéria, as pessoas com paralisia cerebral, era um tipo gravíssimo, mas a paralisia cerebral é um campo vasto que não tem como generalizar, claro, têm coisas que são semilares, porem cada pessoa é uma e cada paralisia cerebral única!

Para finalizar, os pacientes, dessa reportagem, ficam na área da psiquiatria, eu não sei se ficam lá, porque é lá que tem vaga, enfim o problema não é o lugar. O problema é que novamente a matéria não explicou o porquê que os pacientes estão na área da psiquiatria. A importância da explicação, é devido ao fato da paralisia cerebral ser pouco conhecida e as pessoas acharem que a paralisia cerebral é uma doença psiquiátrica, gerando mais desconhecimento.



Até mais,
bjo,    
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑