Escola especial!!!


Semana passada, fiquei de falar sobre um outro comentário que fizeram no post, Retrocesso, não vai ter mais a inclusão?, fiquei devendo, pois não estava com cabeça para fazer, então trago ele hoje. O comentário foi da Sulamita, mãe do Gabriel, já falei deles aqui no blog, inclusive do livro dela, Paralisia Cerebral - Encefalopatia Crônica Não Progressiva.

Sulamita falou em seu comentário, sobre a importância da escola especial, segundo ela; “Não acho que meu filho Gabriel hoje com 27 anos seja uma pessoa excluída de seu meio por frequentar uma escola de Educação Especial. Ainda bem que existe essa escola que olha para meu filho como um ser individual que precisa de uma educação diferenciada dos da maioria para poder desenvolver seu potencial. A educação especial ela não exclui ao contrario tenta incluir através da arte e da cultura aqueles que não possuem o cognitivo para a alfabetização, mas que tem sim um grande potencial a ser desenvolvido. A voz para toda essa 'inclusão ' deve ser a nossa e não a de pessoas que não estão capacitadas para isso. Acredito que deve ter um meio termo para essa discussão..existem casos de deficiências em que eu acredito e aposto mais na educação especial do que na inclusão !!!!! Existem casos de Pcs graves como meu filho Gabriel que não tem nenhum repertório cognitivo para alfabetização estarem sendo incluídos em salas de ensino regular de 3° e 4° séries apenas para se socializar !!!! Como socializar um Homem de 27 anos numa sala de 3° e 4° série???? Ele não está nem mais em idade escolar !!!! Assim como existem casos de deficientes que são beneficiados pela inclusão seu desenvolvimento será maior”.

Acho que tem excelentes  escolas especiais, que fazem ótimos trabalhos, que realmente acreditam no sujeito, olham sim para o potencial de cada um, buscam formas de explorar. Gostaria imensamente de trabalhar em uma escola especial assim que tem objetivos, verdadeiros, com os alunos.

Por que falei objetivos verdadeiros? Pois têm “escola” especial, que não é bem uma escola e um deposito, onde os “alunos” ficam o dia largados, vendo o dia passar, não tendo nenhuma proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do individuo, não preciso nem falar que nesse tipo de lugar,  os “alunos” não têm identidade, são tratados com coisas.

Só acredio que temos que analisar pessoa por pessoa, porque há sujeito que é melhor ir para escola especial e outro para a escola comum. O que eu não sou a favor é de generalizar, todas crianças com deficiências têm que ir para escola especial ou todas crianças com deficiências têm que ir para escola comum. Ambas as escolas têm papeis que são fundamentais na vida dos alunos e das famílias.

Até mais,
bjo,    
Carol 

1 comentários:

UMA MÃE PARA TRÊS

É Sulamita, de tanto ouvir comentários como o seu, que estou pensando em colocar minha filha numa escola para crianças especiais, pois tenho tantas dificuldades com ela em escola Regular, e são desnecessarias e só estão atrapalhando seu desenvolvimento, bjs.

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑