Adolescente, namoro e sexualidade com os pais


        Hoje sai mais um capitulo da serie adolescência.
O jovem está buscando a sua identidade, o amor, o trabalho. Para isso, ele precisa adquiri liberdade. A liberdade é vista pelo o adolescente de dois jeitos; primeiro, pelos pais que dar uma liberdade sem limites, isso é, não dar a atenção que o jovem precisa e quer, é uma forma de abandono. O outro modo é a liberdade com limites, que estabelece cuidados, prudência, observação, contato afetivo constante, bate-papo, para ir conhecer o filho, saber as suas necessidades e as transformações.
Dentro do universo da adolescência, há a questão do namoro, da sexualidade, assuntos que deixam alguns pais confusos, cheios de duvidas, ficam perdidos. Se tratando de seres humanos, não temos uma cartilha falando o jeito certo, ideal, para educar, lidar, conviver com o outro, mas temos sempre sugestões, ideias, estudo.
Voltando ao tema, uma ideia para os pais lidarem com namoro, sexualidade, é conversar abertamente, compartilhada informação com os jovens, colocando limites. Assim há maior possibilidade dos jovens se sentirem seguros, aparados pelos pais. Já quando a sexualidade do adolescente é negada ou rejeitada pelos pais, o desenvolvimento de um autoconceito sexual fica prejudicado e, logo, os riscos de atividade sexual precoce ou perigosa são maiores.

Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑