Crescer com um irmão deficiente

Crescer ao lado de um irmão deficiente é uma experiência única para cada indivíduo. Porque nessa vivencia há diversas variáveis, como por exemplo, como os pais vão lidar com a situação.
Este irmão desenvolve mais rapidamente o senso de responsabilidade, uma vez que se sente “responsabilizado pelos cuidados deste irmão e devessem educá-lo, ensinar valores e protegê-lo”. Um amadurecimento muito precoce de uma criança pode não ser muito saudável, por isso os pais têm que se dividirem entre os filhos, todos merecem carinho, atenção e amor. Esse não pode ser obrigado a entender que o irmão deficiente precisa mais dos pais e dele próprio do que ele.
 É essencial que o irmão saiba tudo sobre o irmão deficiente, explicar de uma forma de fácil compreensão, ouvir-lo também é fundamental, deixando que ele exponha suas duvidas, curiosidades e seus sentimentos. Assim ele vai percebendo que seu espaço ainda é seu, que não perdeu os pais, isso vai dando segurança para a criança. Quando o irmão se sentir a vontade, ele vai se aproximando do irmão deficiente, e assim vai nascendo um relacionamento sadio e natural entre os irmãos.   

  

Até mais,
bjo,
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑