Estamos no final do ano, época de tenção para alguns jovens, porque tem o tenebroso vestibular. Isso é complicado, cada prova enorme e difícil, ficamos praticamente 1 ano nos preparando para fazer esse vestibular.
No entanto tem uma coisa que eu acho muito mais complexo, vem um pouco antes do vestibular, é escolha da profissão. São tantas as duvidas, as incertezas, a falta de confianças e de conhecimento sobre aquela determinada carreia. Alguns adolescentes podem contar como auxilio da Orientação Vocacional, essa vai ajudar o jovem a se conhecer mais, a saber mais sobre cada profissão que lhe interessa. É um trabalho muito proveitoso, vale à pena.
O jovem portador de necessidades especiais também passa por isso, ele também quer, pode e deve fazer uma faculdade. Só que pouco se preocupam em fazer o trabalho de Orientação Vocacional, acham que não são produtivos.
Na verdade esse adolescente precisa mais do que qualquer outra pessoa de orientação, pois é necessário conciliar o desejo, a vontade com as limitações. Para assim poder ser bom profissional e produtivo, por exemplo, se eu quisesse se um piloto de avião, eu não ia ser nada produtiva!
Claro que todos nos, nem sempre vamos se sair bem em uma determina profissão, porem agora estou focando jovem portador de necessidades especiais, que eu não vejo nem uma forma de cuidados com eles.
Até mais,
bjo,
Carol
0 comentários:
Postar um comentário