Uma imagem vale mais que mil palavras...



Uma imagem vale mais que mil palavras... E neste caso, criou um desserviço à população.

Explico:
O Programa Encontro com Fatima Bernardes, de 26\02/2016,  podia ter tido um maior cuidado com a edição. Fátima, trabalhando com a questão da inclusão escolar, levou um pai e seu filho com paralisia cerebral ao programa para serem entrevistados. Durante a entrevista, o garoto estava chupando um picolé. No meio dos convidados e com o picolé na boca, é esperado que o menino não tenha se envolvido com a entrevista. Mas mostrar o menino chupando seu picolé, enquanto Fátima tentava falar com ele,  só passou uma imagem de criança incapaz e isso não é característica da pessoa com paralisia cerebral. Nem deveria ser o objetivo do Programa, eu acho.
Sou psicóloga, também trabalho na área da inclusão e, por sinal, tenho paralisia cerebral. Procuro mostrar um outro olhar sobre a questão, buscando quebrar com os paradigmas  que sociedade tem em relação a sujeitos com paralisia cerebral.
No caso desta entrevista, a imagem do garoto alheio a tudo ao seu redor não ajudou a fazer a sociedade compreender que o que necessitamos é de compreensão e desmistificação da paralisa e não de compaixão.


Até mais,
bjo,    


Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑