Páginas

02 janeiro 2013

VEJA a ignorância!


        mail que eu fiz para o Diretor de Redação da Veja, diante do artigo que Lya Luft escreveu esta semana na revista.

Caro Diretor de Redação da Veja, boa noite!

A nobre escritora Lya Luft começou bem o texto, falando que não é qualificada para escrever sobre o assunto, aliás, foi a única coisa certa que ela escreveu!
A colunista faz algumas relações absurdas, sem nexo, fazendo com que o texto fique sem sentido, preconceituoso, levando mais ignorância para a sociedade. Ela defende a liberação de porte de arma e diz que ao invés de se preocupar com essa proibição, é preciso rever o conceito, as leis e preconceito quanto ao deficiente físico. Segundo Luft, o politicamente correto, hoje, é a inclusão geral, está na moda, para ela é um absurdo que as crianças com deficiência frequentem uma escola “normal”. Isso porque as outras crianças vão ser forçadas se adaptar, impedindo que elas sejam felizes.
Estou indignada com a publicação da revista Veja de um texto com preconceito, tenho paralisia cerebral, sou Psicóloga. Sempre estudei em escola “normal”, meus colegas de sala nunca foram prejudicados em suas vidas. Pelo contrario, eles aprenderam a lidar com a diferença, praticaram a solidariedade, sabem hoje que a pessoa com deficiência não é um E.T, mas sim um ser humano comum, mas, com certas necessidades.
Essas lições a senhora Lya Luft não sabe, não buscou saber e me parece que o mundo dela também não sabe, somente devem conhecer o mundo “ perfeito “.
Já fora da sua zona de conforto, do seu mundo idealizado, a colunista mostra seus sentimentos com relação as crianças com deficiência, ela não quer conviver com esta nova realidade, com um mundo que não é “ perfeito “, a nobre escritora quer evitar, pois a "aflige" e "perturba", com essa situação, a inclusão; olhar sim para o diferente olhar para as pessoas com deficiência na rua, no trabalho, na escola, na balada, enfim na vida sem muros, sem segregação, sem diferença, sem medo! Estamos trabalhando para isso, entretanto com um artigo assim, na revista Veja, é um grande retrocesso!
Atenciosamente,
Carolina Câmara
CRP: 96775

Feliz 2013,
Até mais,
bjo,    

3 comentários:

  1. Um absurdo. A revista Veja é mestre na arte de "dar tapa na cara do fraco". Depois de tanta luta, vem uma "intelectual" e distribui uma pá de bobagens, sem fundamentos, sem embasamento técnico e estampa o preconceito, floreado de palavras bonitas. Como coloquei no meu blog, no que depender de mim, essa senhora não ganhará nem para o sal.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. É digno de indignação mesmo. Concordo plenamente com a avaliação de Carolina e registro que a Veja tem que dar espaço para a sociedade se expressar, convidando quem de fato estuda e vivencia esta questão. Que atraso!!! Ainda se acha uma intelectual!! Nunca li seus livros, por achá-los superficiais, agora tenho certeza que fiz certo. Vamos divulgar para outras pessoas saibam quem é esta figura e a tal revista que optou por divulgar esse absurdo!!!
    Mônica Angelim Gomes de Lima
    Médica, Profa. da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA
    Pesquisadora da temática da Reabilitação de pessoas na perspectiva contemporânea, apoiada pela OMS e por ampla literatura internacional

    ResponderExcluir
  3. A veja sempre foi contra os menos favorecidos, seja portadores de deficiencia, pobres, negros, gays. A revista é um lixo. Altamente tendenciosa e mentirosa. Publica fatos ainda não comprovados para atrair o publico, puro marketing. É uma vergonha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, ela fundamental!!! Em breve eu respondo.