Educação se resolve com cotas? Pessoa com deficiência, também deveriam ter cota para entrar na universidades?


Brasil, não sei como, ainda não se tocou que a educação é a base, para as pessoas não ficarem na pobreza, para a saúde, para a violência, para as drogas e consequentemente para o desenvolvimento do país.

 Estou falando isso porque hoje, os senadores aprovaram em plenário, o projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para estudantes vindos de escolas públicas. O projeto foi aprovado de forma simbólica pelos senadores e agora vai ser encaminhado para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff, para ela aprovar. O projeto tem como objetivo combinar cota racial e social. Segundo o texto, enquanto metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, a outra metade será reservada seguindo três fatores: cor, rede de ensino e renda familiar. Eu não sou a favor dessas cotas, mas já que tem, também deveria ter para pessoa com deficiência, estou errada?
Explico melhor o porquê sou contra a qualquer tipo de cota para entrar nas universidades federais, vejo essa atitude como um pensamento do tipo, vamos esconder a poeira embaixo do tapete. Há uma, enorme, falha no sistema de ensino das escolas públicas, para corrigir os erros, as falhas, os absurdos, é necessário muito trabalho e não sei se governo quer ter toda essa labuta! Por isso surgiu a, brilhante, ideia de colocar cota para entrar nas universidades, estamos pensando nas causas sociais, no lado humano, perfeito!!!
 Só que esqueceram de avisar, para o dono dessa ideia fenomenal, que a escola não é um passatempo, para o sujeito ficar até ter idade, no caso aqui, idade cronológica. A escola é algo que vai muito, mais muito mais além, ela dá base, para a pessoa conseguir frequentar uma universidade, claro que não é apenas isso.
 O governo colocando a cota está somente abrindo mais o buraco!
Como já disse não sou a qualquer tipo de cota para entrar nas universidades, incluindo as pessoas com deficiência, porém acredito que também não haja gente preocupado com o processo seletivo dessas pessoas para entrar nas universidades, o famoso vestibular. Esclareço já meu pensamento, a assistência para a pessoa com deficiência no vestibular é péssima, me usar como exemplo: eu não escrevo, por isso preciso de alguém para escrever para mim. Tudo bem, eles disponibilizam um fiscal, uma sala só para mim, perfeito! Mas na hora que começo a fazer a prova de Matemática e Física, onde tenho fazer conta, montar equação, percebo que o fiscal não sabe como colocar no papel o que estou pedindo. Ai fica difícil passar em uma universidade! Aqui cabe um belo trabalho também, preparar pessoas para atender as pessoas com deficiência no vestibular, é algo necessário exigi muito trabalho.
 O que quero falar nesse post, é benefícios, cotas, não resolvem problemas!


Até mais,
bjo,    
Carol 

1 comentários:

Jessica

Para mim cotas ajudam, mas nãoresolvem a educaçao brasileira. Auxiliam aqueles que querem a fundo estudar, ter um futuro mas que nunca foram dadas condições para isso. Deve sim facilitar o ingresso dessas pessoas, de modo a possibilitar que elas entrem e a partir dai fazer de tudo para que as mesmas permaneçam. Acredito que isso dará oportunidade a muitas pessoas que sem as cotas nunca pisariam em uma universidade. Mas essas devem ser medidas paliativas, não soluções pois só isso não resolve. Enquanto se oferece as cotas para aqueles que necessitam hoje deve-se cuidar dos ensinos básicos para que eles não precisem amanhã. E claro, ofertar maior número de vagas, melhorar as condições de estudo, infraestrutura e tudo mais...

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑