Pessoa com deficiência e não especial!!!


      Tem algumas coisas no “mundo da deficiência” que não me incomodam, já outras eu fico incomodada. Me incomoda, por exemplo, certas nomenclaturas como especial, já falei disso aqui, acho, mas quero apertar novamente nessa tecla!
Para começar uma pessoa especial para mim, são meus pais, por diversas razoes, não vamos enumeraras, porque se não fico aqui até amanhã. Mas enfim a pessoa especial tem um significado, acho que deu para entender, né?



Eu não sou especial porque tenho uma deficiência, posso ser especial por ter certas qualidades e outra ter uma deficiência não é e nunca vai ser uma  qualidade. Ter uma deficiência é simplesmente, no meu caso, ter algumas limitações físicas e, por isso tenho que aprender a lidar com elas diariamente. Vendo assim, não tem lógica utilizar o termo especial para pessoa com deficiência!
Vou colocar um outro exemplo de nomenclatura, que eu não ligo, e ai vamos comparar.
 A nomenclatura para paralisia cerebral, o certo é encefalopatia crônica não progressiva, eu acho que tanto faz, nem uma e nem a outra definem a pessoa. Engraçado, já o especial, eu acredito que diz algo da pessoa, quando fala aquela pessoa especial, se referindo a pessoa com deficiência, eu tenho a impressão que diz algo sim do fulano, como aquela pessoa é frágil, cuidado!

Até mais,
bjo,    
Carol 

3 comentários:

UMA MÃE PARA TRÊS

Nunca havia pensado nessa palavra dessa maneira, gostei. Agora vou começar a me corrigir,gostei desse ensinamento,bjs.

Unknown

Oi Maria Dulce,
Obrigada pela participação!
Você não tem que pedi desculpa, opinião cada um tem a sua.
De certo modo, a gente concorda, pois você está dizendo que o seu filho é especial,não pela deficiência, mas por tudo que ele te ensinou e ensina diariamente. Concordo plenamente com você, você não está focando na deficiência do Abrahão, mas nele, na pessoa que ele é!
Beijo para o Abrahão e para você.

Sulamita Mattoso Meninel

Oi Carol....eu acho que falar que uma pessoa é especial por causa da deficiência deve incomodar mesmo.
Acho que acabamos achando que por ser especial acabamos perdendo o "direito " de fazer algumas bobagenzinhas normal de todo o ser humano né.
Não acho Gabriel mais especial que minhas outras filhas...TODOS SOMOS ESPECIAIS. ou não rsrsrs.
Acho sim Maria Dulce que conviver com situações adversas e com a diversidade diariamente nos faz pessoas melhores.
Viramos alquimistas, transformamos sofrimento em beleza, crescimento. Bjs

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑