Brincar, precisa de espaço, tempo e atenção!


Atualmente, alguns pais quando querem estimular uma criança a brincar, pensam em comprar um brinquedo novo. No entanto, o brinquedo é o menos importante na hora de brincar, o essencial é a criança ter oportunidade para brincar.
 Para isso à criança precisa de espaço e tempo. A criança  brinca com qualquer coisa, basta ela pegar um enfeite sobre a mesa de centro da sala, com esse objeto ela vai dá um novo sentido para ele, a criança pode puxar, arrancar, morder, imaginar, enfim ela assim vai explorando a própria casa.
Mas como disse no inicio do texto, alguns pais logo pensam em comprar um brinquedo novo, aqui entra o consumo exacerbado que vivemos hoje, então aqui o mais importante é comprar, ter. Uma outra questão é que a criança com, praticamente, uma loja de brinquedo em seu quarto, os pais acham que assim ela não vai ter a necessidade de ir pegar aquele  enfeite sobre a mesa da sala. A criança tem “liberdade” apenas no seu quarto, isso faz com que a criança não interaja com as pessoas que estão na casa nem com o ambiente. Isso sem falar no fato de que há brinquedos demais, o que impossibilita que ela dirija a atenção a um deles e desfrute da brincadeira e claro está aprendendo que é fundamental consumir.
Quem tem criança deve saber que não vai ter aquela casa super arrumada, por um tempo. A casa é dos moradores, eles têm que usufruir dela, a criança é um morador, logo também deve usá-la. Lógico  que ela precisa aprender a usar a casa de modo organizado e a respeitar os espaços comuns, porém isso é com o tempo e para isso é necessário o contato, a exploração do ambiente.
Outra coisa que está difícil hoje em dia é o tempo, pois as crianças estão fazendo cada vez mais com mais atividade, não tendo tempo para brincar. Brincar requer ficar livre de tudo, é nesse momento de calma, que a criança cria brincadeiras sem influência dos adultos. Mas têm também brincadeiras que as crianças querem a presença dos pais, como pique  esconde.
 A criança precisa ser criança!








Até mais,
bjo,    
Carol 

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑