Limites 2 – A criança Portadora de necessidades especiais

Alguns pais de uma criança Portadora de necessidades especiais, acreditam que esta criança tem que ser protegida, que não é necessário por limites.
Esses pais costumam achar que se o filho tem algumas limitações, eles precisam ser recompensados de uma outra maneira, tendo ai um sentimento de pena. Então ocorre uma troca entre pais e filhos. O filho por ter algumas limitações, vai poder ter certas coisas, ganhar mais presente, mais atenção dos pais, enfim a criança tem ganhos secundários.
 O filho Portador de necessidades especiais percebe que pode usar da suas limitações. Aos poucos ele vai conquistando o que quer, sem limites. Assim a criança cresce pensando que tem mais limitações do que realmente tem, pois nem a criança vai saber de fato quais são suas verdadeiras limitações. Isso porque os pais estão querendo esconder do filho as suas limitações, a realidade.
 Eu acredito todos que nós, criança, adolescente, adultos e idosos, temos que saber a verdade. Isto é, não é possível uma criança Portadora de necessidades especiais não saber o que ela tem, qual o seu “problema”, o que ela pode ou não fazer. Assim a criança cresce conhecendo suas limitações e seus potenciais, como qualquer um.
Todas as crianças têm que ter limites, elas são as primeiras a pedir isso para os pais. Quem tem limites tem amor, atenção e sabe que os pais estão ali para orientar e segurar a qualquer momento.
 Limites é amor.

Até mais,
bjo,
Carol 

2 comentários:

FER

MINHA LINDA ESTOU COM AS FOTOS DE UM JEITO QUE MINHA PROFESSORA ACHOU DE INTEGRAR AS MENINAS QUE TEM PARALISIA CEREBRAL AS QUE SÃO MAIS COMPROMETIDAS,DESSA FORMA NINGUÉM FICA DE FORA DA FESTA...SE VC QUISER AS FOTOS DEIXA UM E-MAIL SEU VC VAI CURTIR É LINDOOOOOOO ...BJSSS

FER

QNDO CONSEGUIR O VÍDEO TE MANDO,JÁ ENVIEI O E-MAIL...BJS BJS

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑