A sociedade está fazendo a pessoa com deficiência “café com leite” e acha que isso é inclusão?


Ouve-se falar de inclusão para cá, inclusão para lá e na pratica, onde está essa tal de inclusão?

 Vou trazer novamente para cá uma conversa do facebook e debater sobre o tema.
Uma mãe perguntou se alguém conhecia a lei que diz que a criança com deficiência não pode ser reprovada na escola, eu não sei nada de lei, nem sabia que essa lei existia. Como eu disse lá no facebook, não sei detalhadamente  sobre o caso dessa mãe, o que quero debater aqui é sobre essa lei.
 Não sei se esse tipo de lei tem alguma coisa haver com a verdadeira inclusão! Inclusão para mim, é aceitar e olhar para as diferenças, ajudar o outro no que ele necessita, pensar em ambiente em que todos possam usar, procurar formas de desenvolver o potencial de cada um. Essa lei, eu vejo como se a criança com deficiência fosse para a sociedade “café com leite”, isto é, a sociedade finge que está incluindo a criança, a pessoa, com deficiência e esse também finge que está participando, é um faz de conto!
E ai, quando a gente vai olhar, de fato, para inclusão, a gente faz a pergunta lá do inicio do texto, onde está essa tal de inclusão? É, porque fazer a pessoa com deficiência como se fosse “café com leite”, é simplesmente anular o sujeito da  sociedade, essa lei de que a criança com deficiência não pode ser reprovada, faz isso anula o sujeito da  sociedade.

Até mais,
bjo,    
Carol 

2 comentários:

Convites by Dani Mendes

Concordo plenamente com você o fato de uma criança deficiênte não quer dizer que ela é incapaz, cada deficiência tem sua necessidade a ser respeitada, ja passei pelo constrangimento de não aceitarem meu filho numa escola particular e o promotor do caso, teve a audácia de me dizer q ele tinha coisa mais importantes a fazer q condenar a tal escola por crime! enquanto acontecer isso com certeza o deficiente não terá vez!

Damião Marcos

Isso é ridículo amiga, nesse contexto esse tipo de inclusão só exclui.

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑