A inclusão, a pessoa com deficiência sabe conduzir!


       Há algum tempo, eu recebi um comentário aqui no blog de uma leitora, hoje eu vou pegar parte desse comentário para desenvolver o texto e usar a ideia de um artigo que li ontem e adorei.
 A leitora é mãe de uma criança que tem paralisia cerebral, ela disse, em um determinado contexto que não vem ao caso, “nunca imaginaria antes do meu filho que estaria preparada para receber uma criança com necessidades especiais em casa, a necessidade, nos faz evoluir e dar conta do que precisa ser feito!”. Esse comentário me faz pensar em algo que é fato, a gente só olha para aquilo que faz parte do nosso cotidiano, da nossa vida.




 Vamos juntar a esse raciocínio o artigo que li ontem, começar pelo titulo que já diz tudo, Quem deve representar as pessoas com deficiência?, quem escreveu esse artigo foi Guilherme Bara. O autor faz uma bela reflexão, fala da criação da primeira Secretaria municipal da pessoa com deficiência do Brasil, quem comandou a pasta foi Mara Gabrilli, que tem deficiência física. A importância que teve essa Secretaria, logo depois outras prefeituras criaram órgãos parecidos, até mesmo o estado de São Paulo, atualmente tem a Secretaria de Estado dos direitos da pessoa com deficiência.
Guilherme diz que as Secretarias foram um “símbolo que traz para o centro do debate o tema da inclusão”. No entanto hoje não é mais uma pessoa com deficiência que comanda as pastas municipal e estadual da pessoa com deficiência, logo a gente volta para o comentário, perfeito, da mãe, lá no inicio do texto, e como o Guilherme fala, “o fato das pessoas com deficiência não estarem à frente destes processos, vem no sentido contrário de um movimento que visa diferenciar os conceitos de deficiência e incapacidade”. Ninguém melhor do que as pessoas com deficiência para saber as próprias necessidades, até porque a gente só olha para aquilo que faz parte do nosso cotidiano, da nossa vida. Sendo assim a pessoa com deficiência vive a inclusão e exclusão diariamente, então ela sabe conduzir seu próprio processo de inclusão.
 Acredito que têm sim pessoas com deficiência capazes de assumir cargos de liderança, essas pessoas fazendo um bom trabalho de base, isto é, uma educação para todos, assim vamos ter cada vez mais pessoas com deficiência capazes!!


Até mais,
bjo,
Carol 

1 comentários:

Sulamita Mattoso Meninel

Oi Carolina.
Conheço o Guilherme Bara da Camara Municipal. Gosto muito dele e do trabalho que faz em prol das deficiências.
No II Simpósio sobre a Sindrome de Down ele fez o encerramento eu já havia lido o artigo e lá na camara ele encerrou o Simpósio falando sobre o conteudo do artigo.
Será que não existe nenhum deficiente capaz para assumir o cargo de secretário da pessoa com deficiência? Ele fez essa pergunta .... adorei...
Claro que existe gente com deficiência muito capaz, a maioria é.
Precisamos apoias mais possiveis representantes da nossa população.
Bjs.
Sulamita

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑